Os fãs da guitarrada têm destino certo amanhã, 23. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe a aula-espetáculo sobre a trajetória da guitarrada no Pará. O evento é parte da I Roda de Estudos do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (Gemam) e traz para o Campus I – na travessa Djalma Dutra, s/n, bloco 3, sala 1212, - às 14h30, uma jornada pela história do ritmo, com os pesquisadores e músicos Bruno Rabelo e André Maclaury. A programação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Os estudos acerca da guitarrada no Gemam iniciaram em 2012. Para o coordenador do grupo, Paulo Murilo Guerreiro, trazer a aula para o campus é uma forma de celebração. “Escolhemos este tema para a nossa primeira roda de conversa como uma forma de comemoração. Agora queremos democratizar os estudos científicos já produzidos com os alunos e interessados”, explicou o professor.
O tema faz sucesso por onde passa. “Já levamos essas pesquisas para diversos congressos e tem rendido muito para nós esses estudos. Descobrimos ainda que muitos músicos conduzem trabalhos de pesquisa sobre ritmos populares”, contou Guerreiro. A aula-espetáculo foi criada por Rabelo e Maclaury e já foi apresentada com grande repercussão em outros locais. O Gemam iniciou no ano passado uma linha de pesquisa acerca dos pássaros juninos, muito populares em diversos bairros da capital e no interior.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Foto: Vitoria Leona/Divulgação