Campus de Marabá exibe sessões especiais do Cineclube

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 26/02/2018 - 14:22

O Cineclube Prof. Valmir Bispo apresenta, esta semana, sessões especiais no campus de Marabá da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os filmes serão apresentados a partir de hoje, 26 de fevereiro até 28, no Miniauditório, do bloco 4. Neste primeiro dia será exibido o clássico Giordano Bruno, uma das grandes obras do cinema italiano. A sessão inicia às 14h. Logo após será a vez do longa As Horas, drama baseado no livro homônimo escrito por Michael Cunningham, às 16h. Para finalizar o primeiro dia de cinema, o filme A Caça, do diretor Thomas Vinterberg, será reproduzido às 18h.

No dia 27, terça-feira, às 14h, o filme Abraço da Serpente, produção latina de 2015 que chegou a conquistar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A segunda sessão fica por conta de Infâmia, drama americano de 1961 dirigido pelo americano William Wyler e baseado na peça teatral homônima de Lillian Hellman. O último longa exibido, às 18h, será Lucy, do diretor francês Luc Besson.

No último dia de programação serão exibidos os seguintes filmes: O Bom Dinossauro, animação de 2016 que mostra a amizade de Arlo, um dinossauro adolescente, com um jovem menino humano, Spot. Extraordinário, drama de 2017 que conta a vida de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas e vai pela primeira vez à escola. O encerramento fica por conta do longa O Labirinto do Fauno, clássico de Guillermo del Toro, lançado em 2006.

O Cineclube Professor Valmir Bispo objetiva utilizar o cinema como recurso pedagógico, empregando-o em debates sociopolíticos e artísticos. O projeto integra as atividades de extensão da Uepa desde 2013 e já exibiu diversos filmes clássicos como forma de ampliar o horizonte informativo do público. Como objetivo principal de integração, a coordenadora do campus VIII, Danielle Monteiro, explica a importância da programação. “Os filmes não são apenas para um público específico. As atividades são abertas tanto à comunidade acadêmica como também a geral. Então isso é uma forma de integrar a Universidade com a população” afirmou.

Após a projeção, será realizado debate entre os membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), da Academia Paraense de Ciências (APC) e o público presente. Será emitido certificado pela participação.

 

Texto: Rachel Oliveira
Foto: Divulgação