Congresso de Etnobiologia recebe trabalhos até dia 30

Enviado por Dayane Baía em Sex, 20/04/2018 - 10:24
As submissões de trabalhos para o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia foram prorrogadas e agora podem ser realizadas até o dia 30 de abril. Interessados devem acessar o site do evento e escolher o eixo temático mais relevante para a sua proposta, dentro dos formatos de pôster, apresentação oral ou apresentação artístico-cultural. O evento ocorrerá de 07 a 10 de agosto de 2018, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
 
Promovida pela Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE) e Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), a programação está sob a organização de instituições de pesquisa como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Universidade do Estadodo Pará (Uepa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 
 
Com o tema central “Belém + 30: Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade três décadas após da Declaração de Belém”, o congresso discutirá eixos relacionados a conhecimentos tradicionais, biodiversidade, segurança alimentar, aspectos jurídicos, éticos e econômicos, entre outros assuntos. 
 
O congresso será realizado juntamente com o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia e a I Feira Mundial de Sociobiodiversidade. A programação denominada Belém+30 marcará três décadas da primeira edição do Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, realizada em 1988, na capital paraense. Na época, a Declaração de Belém foi elaborada por pesquisadores das ciências sociais e naturais, ambientalistas e representantes indígenas de 25 países, que se encontraram para discutir estudos sobre as formas como os povos indígenas e os camponeses percebem, usam e gerenciam os recursos naturais de maneira única, além do desenvolvimento de programas sobre a conservação da diversidade biológica e cultural.  
 
Desde então, a Sociedade Internacional de Etnobiologia-ISE promove eventos mundiais, a cada dois anos, em diferentes países, incluindo China, Índia, Peru, Canadá, França, Butão e Uganda. Para a organização, trazer o evento mundial de volta a cidade de origem, Belém do Pará, garante maior acesso e divulgação da produção científica sobre a Amazônia, ampliando as possibilidades de intercâmbio, socialização e diálogo sobre os conhecimentos, métodos e maneiras de desenvolver pesquisa, em parceria com povos indígenas e outras comunidades tradicionais do mundo, além dos centros de pesquisa internacionais.
 
No encontro entre os povos indígenas, populações tradicionais, pesquisadores e a população em geral, os participantes irão socializar os avanços científicos, éticos e jurídicos, ao longo das últimas três décadas, relacionados ao conhecimento ecológico tradicional dos povos indígenas. O evento também vai debater e alertar sobre as ameaças atuais à sociobiodiversidade do planeta.
 
Para saber mais detalhes da submissão de trabalhos e sobre a programação, confira o site do evento.
 
SERVIÇO:
 
XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia 
XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia
I Feira Mundial da Sociobiodiversidade
Data: 07 a 10 de agosto de 2018.
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Belém – Pa.  
Submissões de trabalhos individuais: até 30 de abril.
Inscrições com descontos especiais: até 30 de abril.  
 
Texto: Elissandra Batista / Ascom do evento
Foto: Glenn Shepard