Os representantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Estadual do Pará (Uepa) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, no Auditório da Reitoria para discutir a aprovação do novo edital do Parfor, lançado hoje pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estiveram presentes os representantes de várias Instituições de Ensino Superior (IES) para discutir novos rumos dos programas.
O diretor do Parfor, Prof. Antônio Sérgio Silva de Carvalho, explicou os principais assuntos discutidos. “Tratamos dos programas com editais abertos e também o do Parfor que foi contemplado hoje. O fórum está trazendo uma peculiaridade, que é discutir assuntos de dentro do nosso estado, relacionados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e agora o Parfor”, contou. O professor reconheceu o esforço e a satisfação na aprovação do edital. “É o resultado de uma luta que tem sido feita nos últimos meses para garantir esse edital para o programa, e hoje a Capes está publicando”.
O professor Carlos Miranda, representante da Secretaria de Estado e Educação (Seduc) comentou a respeito da aprovação. “Estávamos aguardando essa aprovação, ficamos muito felizes como Secretaria de Estado, pois é mais uma possibilidade de formação. Temos a UAB que está se fortalecendo e agora o Parfor, que é uma dimensão muito grande de formação. Podemos ter a esperança da graduação regular, que é aquela que acontece no dia a dia da Universidade, mais a UAB e mais o Parfor estejam presentes para que essa formação se consolide que é isso que é importante para nós”, afirmou.
O novo edital do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) abriu uma oferta de até 150 turmas especiais de licenciatura para formação de professores em serviço na educação básica pública. As inscrições ocorrerão on-line no período de 11 de junho até às 23h de 9 de julho de 2018 na página da CAPES. As instituições candidatas devem solicitar senha de acesso até às 18h do dia 4 de junho. O resultado final será anunciado em 31 de julho.
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely