Ciências da religião e Ensino Religioso na base nacional comum curricular é o tema do IV Encontro de professores de Ensino Religioso no Pará. O evento reúne várias Instituições de Ensino (IES) incluindo a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e é destinado a docentes e discentes da área, pesquisadores e demais interessados. A programação deste ano ocorre entre os dias 15 e 16 de fevereiro, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O evento é organizado pela Associação dos Cientistas da Religião do Pará (ACREPA). As inscrições estão abertas até o dia do evento e podem ser realizadas através do site. O valor da taxa para estudante é R$15 e profissionais R$20, pagos no cartão de crédito, depósito ou boleto bancário tudo por meio do endereço eletrônico.
O encontro contará com a participação de profissionais com reconhecida competência na discussão sobre o Ensino Religioso, entre eles o professor Sérgio Junqueira, pós-doutor e livre docente em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Matheus Costa, mestre e doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação do Pará; bem como representantes da UFPA e da Uepa.
Entre os objetivos principais está a discussão da elaboração de proposta curricular do Ensino Religioso para a Educação Básica do Estado do Pará, com base na ciência da religião e na Base Curricular Comum Nacional (BCCN); Propor a criação de um Fórum Regional com a finalidade de promover debate sobre Ciência da Religião e Ensino Religioso no Norte do país.
Desde a alteração do art. 33 da LDB/1996, pela Lei nº 9.475/1997, o Ensino Religioso assumiu a perspectiva da escolarização, passando a ser organizado como as demais áreas de conhecimentos e componentes curriculares que integram o currículo na Educação Básica (BRASIL, 2010a; 2010b), e não mais das confissões religiosas.
Nesse sentido, as mudanças alcançaram a formação inicial, com a abertura dos primeiros cursos de licenciatura em Ciência da Religião (CRE) no país, com destaque para Santa Catarina (1996) e Pará (2000), fazendo-se valer o art. 62 da LDB que exige a formação específica na área/componente curricular de atuação.
Para conferir a programação completa do evento clique aqui.
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa