Governo entrega novo bloco da Uepa em Marabá

Enviado por Ize Sena em Sáb, 07/04/2018 - 00:00
 
Nesta sexta-feira (6), um dia após completar 105 anos de emancipação, Marabá, município de forte vocação mineral e agrícola que o faz principal centro socioeconômico do sudeste paraense, recebeu importantes obras e serviços do Governo do Estado. Em destaque, investimentos nas áreas da saúde, educação, saneamento básico e segurança. As cerimônias contaram com a presença do governador Simão Jatene, parlamentares, prefeitos da região, entre outras autoridades.
 
Durante a agenda de governo no município foi entregue oficialmente à população o bloco IV do campus VIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A estrutura contou com um investimento superior a R$ 15 milhões, incluindo aquisição de equipamentos. "Com esse espaço estamos avançando na garantia da formação cada vez maior e melhor de profissionais em nosso Estado", afirmou o governador Simão Jatene.
 
O prédio de três pavimentos foi construído em um terreno de 1.600 metros quadrados e possui 12 salas de aulas gerais e mais seis para tutoria, além de espaço para as coordenações dos cursos de graduação; professores, reunião, informática; laboratórios, uma piscina, entre outros. O local também possui elevador e estrutura adaptada para pessoas com deficiência.
 
O reitor da Universidade, Rubens Cardoso, avalia os investimentos na instituição como uma conquista da população paraense, particularmente da população do Carajás, sudeste do Pará. "Existe nesse Campus mais de 17 municípios envolvidos, com alunos egressos de diversas áreas, portanto mais do que uma conquista da Universidade ou do próprio governo do Estado, é uma conquista da população que tem ao seu dispor uma estrutura voltada para qualificação e formação de capital humano, sobretudo nessa área de saúde", afirmou Rubens Cardoso. "Precisamos formar cada vez mais e melhor, para dar conta hoje de toda a rede que a gente tem de hospitais regionais e de atendimento de oito milhões de paraenses que estão distribuídos em todo o Estado", completou o reitor.
 
 
A comunidade acadêmica aprovou a estrutura. Entre os estudantes da área da saúde que usufruem do novo espaço estão Samuel Cardoso Sá e Jorge Augusto Macêdo, do 5º ano do curso de Medicina. Eles contam que as aulas agora são mais dinâmicas e o aprendizado flui melhor. "Como integrantes da primeira turma de medicina tivemos uma grande expectativa que agora é concretizada. Temos uma estrutura que não deixa a desejar a nenhuma outra universidade, com corpo docente e laboratórios que dão um ânimo melhor no aprendizado", afirmou Samuel, de 22 anos.
 
"A gente já dispunha de ótimos professores e agora com uma infraestrutura dessa vamos poder nos preparar melhor para lidarmos com situações reais do dia a dia e salvar vidas. Temos todos os equipamentos necessários para termos uma formação padrão em todos os sentidos", destacou o universitário Jorge Augusto Macêdo.
 
O professor da disciplina de Habilidades Médicas e coordenador adjunto do curso de Medicina da Uepa em Marabá, David Tozetto, reforçou a importância do espaço para a comunidade acadêmica. "Temos uma estrutura onde o aluno se sente melhor e pode desenvolver várias atividades de ensino e pesquisa. A formação médica hoje em dia passa muito por simulação e é essencial ter material, bonecos e todo o aparato para que a gente possa fazer um ensino adequado e, desta forma, preparar os acadêmicos para os desafios da profissão", ressaltou.
 
Ao todo, mais de 700 alunos de 37 turmas serão beneficiados com a nova estrutura, que engloba além de Medicina, os cursos de Biomedicina, Engenharia Florestal, Ciências Naturais – Biologia, Física e Química, Licenciatura em Letras Libras, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Tecnologia de Alimentos e Licenciatura Intercultural Indígena.
 
Entre os alunos de outras graduações que usufruem do novo espaço estão as estudantes do 3º semestres de Física, Ester Souza e Hanna Moraes. "Utilizamos muito os laboratórios para análise de materiais nos microscópios, colocando em prática o conhecimento teórico repassado em sala de aula. Essa é uma estrutura que só vem a somar com o nosso aprendizado", contou Ester. "Outro local que utilizamos muito é a sala de informática. Agora temos mais computadores disponíveis para pesquisa, todos novos e muito bons, além de um espaço mais amplo e confortável", festejou Hanna.
 
O governador Simão Jatene, em seu discurso, fez questão de destacar e agradecer os verdadeiros financiadores das obras. “Todas elas (as obras) são uma vitória coletiva e pertencem a todos os cidadãos do Estado que pagam o imposto que permite esse tipo de investimento. Faço questão de ressaltar que sou apenas um instrumento nesse contexto. Mas isso tudo só é possível graças às contas equilibradas do Estado”, avaliou o governador.
 
 
 
Novos professores 
 
Aprovados no concurso público de docentes da Universidade foram empossados em cerimônia, em Marabá, logo após a entrega oficial do bloco IV, que duplicou o espaço do Campus, no município.
 
Os vinte novos servidores foram saudados pelo reitor Rubens Cardoso. “Estejam todos de parabéns, sejam muito bem vindos. São novos colegas que ingressam na carreira do magistério e eu tenho a plena satisfação de dizer que iremos abrir novas vagas em concurso”, anunciou.
 
O certame ocorreu em 2017 e foi composto de três etapas: teórica, didática e análise de títulos. O médico cirurgião plástico Antônio Márcio Alves considerou o processo transparente e comemorou a posse. “Era um concurso muito esperado, fiz uma preparação criteriosa com foco nas exigências de conhecimento e experiência na área pretendida, conforme previa o edital”, lembrou. 
 
Antônio é graduado e cursa Mestrado em Cirurgia Experimental, pela Uepa. Ele também já deu aulas na instituição, no internato de cirurgia geral. “Estudei em Belém e vim para Marabá há 13 anos para atuar na área da saúde. Já me considero do município, minhas filhas crescem aqui. A aprovação vem em um bom momento da minha vida”, complementou.
 
A portaria de nomeação foi publicada em Diário Oficial e os novos servidores já foram convocados para assumir lotação no Campus.
 
 
Texto: Lidiane Sousa e Dayane Baia
 
Fotos: Nailana Thiely