Começa amanhã, 1, e segue até o próximo domingo, 5, a primeira etapa de matrícula dos calouros aprovados no Processo Seletivo 2023 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O resultado foi divulgado no último dia 18 e aprovou 3.678 novos alunos em todos os campi da instituição no estado do Pará.
Para se matricular na universidade, o aluno deverá, primeiramente, acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e seguir os procedimentos ali descritos. Após essa primeira fase, é obrigatória a apresentação dos documentos para a confirmação de matrícula, no período de 06 a 08 de março, para candidatos que optaram pela seleção por meio das cotas socioeconômicas e étnico-raciais, e de 08 a 10 de março para não-cotistas. Todas as informações já estão disponíveis no edital 12-2023.
Os candidatos que se inscreveram para concorrer às vagas destinadas às cotas raciais também precisam apresentar a autodeclaração étnico-racial. Já os candidatos que se inscreveram como indígenas precisam apresentar autodeclaração de identidade indígena e a declaração comprobatória de pertencimento ao povo indígena. Os documentos estão disponíveis no final do edital da convocação de matrícula.
Para efetivação da matrícula é necessário entregar as cópias dos documentos comprobatórios e obrigatórios, acompanhados dos originais para conferência. Os aprovados precisam se dirigir ao Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do campus onde o aluno obteve aprovação. A documentação exigida para protocolamento são:
a) Declaração de Ocupação de Vaga Única impressa, disponível em aqui;
b) Carteira de Identidade;
c) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
d) Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);
f) 01 (uma) foto 3x4 recente (colorida);
g) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição;
h) Histórico Escolar do Ensino Médio;
i) Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
j) Comprovante de Residência (recente que contenha CEP)
k) Formulário de autodeclaração.
Candidatos oriundos de rede pública podem apresentar declaração de conclusão do Ensino Médio no ano letivo corrente, que deverá ser substituído pela documentação definitiva em até 15 dias, estando sua matrícula definitiva condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios relacionados acima.
Após a finalização dos período de matrícula para os calouros, a universidade vai realizar o levantamento das vagas ociosas para realizar as chamadas subsequentes. As aulas da graduação vão começar em 20 de março.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Foto: Alex Ribeiro (Secom)