Em reunião realizada ontem, 8, a Profª Drª Maria Elena Nascimento de Lima, coordenadora do Núcleo de Estudos e Extensão em Socioeducação e Ressocialização, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), esteve presente com o Juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Vanderlei Oliveira, para apresentar o projeto do núcleo e estabelecer parcerias.
O encontro aconteceu no Instituto Ambient e foi marcado, também, pela presença do coordenador do PERNOH - Sacramenta, Murilo Monteiro; pelo psicólogo da Coordenadoria da Infância e Juventude, Ercio da Silva Teixeira, além do presidente do Instituto, Osvando Alves. Na ocasião, Maria Helena entregou o projeto para o juiz e solicitou a parceria do juizado nas ações de atendimento socioeducativo, a exemplos o cursinho para o Enem e Enceja.
O Projeto de Extensão integra uma parceria com o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, cujo públicos-alvo são adolescentes e jovens que estão em conflito com a lei, egressos do sistema carcerário ou, ainda, em vulnerabilidade social. Focado no intuito de representar a universidade para a consolidação de políticas públicas de Socioeducação e Ressocialização, o núcleo estabelece as atividades com instituições parceiras da Uepa; universidades; instituições de pesquisa e iniciativas governamentais ou não governamentais.
Conforme o acordo estabelecido durante a reunião, o Instituto Ambient também será sede de reuniões e oficinas para os jovens e adolescentes da comunidade.
Texto:Thayssa Nobre/Ascom CCSE
Foto: Acervo pessoal