Novo Sigaa é apresentado aos gestores da Uepa

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 26/02/2018 - 16:52

Os gestores, diretores de Centro e chefes de departamento da Universidade do Estado do Pará (Uepa) conheceram na manhã de hoje, 26,  o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que será implantado na Instituição, em substituição ao atual Sistema de Informações Gerenciais (Siga). Os presentes aprovaram o novo método, que dará mais transparência e facilitará a vida dos discentes.

O Sigaa foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e obteve tanto sucesso que foi adotado como modelo por diversas instituições de ensino no Brasil. O novo sistema traz plataformas diferenciadas para alunos, professores, coordenadores de curso, reitoria e sistemas públicos. Todos os níveis de ensino são contemplados.

“São 34 módulos, entre graduação, pesquisa, biblioteca, entre outros. O Sigaa está apto a fazer emissão de documentos para alunos, algo que atualmente é feito presencialmente na Uepa, com prazo de 24 horas, poderá ser feito instantaneamente pelo aluno em qualquer lugar, mesmo via celular”, explicou o gerente de Negócios da Esig, Thiago Medina.

As políticas de segurança de dados também foram questionadas pelos gestores. “Temos protocolos de segurança bastante rígidos. Os backups são feitos duas vezes ao dia”, explicou Medina. O Sigaa permitirá até mesmo a realização de eleições acadêmicas online. Nos campi com acesso falho à internet, um módulo físico poderá ser instalado para computar os votos da comunidade.

O diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Anderson Maia, elogiou o novo sistema que, em sua avaliação, representará uma economia aos cofres da Instituição. “Por integrar todas as informações da Universidade, o Sigaa nos possibilitará um panorama da real lotação dos professores e o número de turmas em que atuam. Essa compreensão da carga horária dará uma noção melhor do que realmente precisamos”, disse.

O sistema ainda não tem data para iniciar seu funcionamento, pois ainda precisará ser adaptado à realidade da Uepa.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely