O campus de Santarém, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou no último final de semana uma programação especial para os moradores do Residencial Salvação, por meio do projeto de extensão Ruas de esporte, arte e lazer. O programa tem como missão resgatar jogos e brincadeiras tradicionais de infância e estimular, principalmente, crianças a praticar atividades físicas.
Com a sociedade cada vez mais conectada, as pessoas se tornam dependente das tecnologias muito cedo e se acostumam com aparelhos eletrônicos. Dessa forma não praticam exercícios e não participam de atividades físicas. O projeto tem como objetivo recuperar atividades tradicionais e aliar teoria a prática dos universitários dos cursos de Educação Física e Licenciatura em Música. “A gente acredita que o esporte e o lazer são o direito do cidadão. Trouxemos a Universidade com várias disciplinas ministradas no curso de Música e Educação Física para fazermos essas atividades para a comunidade”, explicou a coordenadora do projeto, Angelsea Camargo.
Futebol de rua, corrida de saco, elástico, vôlei, pular amarelinha, jogar taco e bandeirinha foram algumas das atividades realizadas pela comunidade junto dos acadêmicos. No residencial, não há muito espaço para brincadeiras, então foi uma oportunidade das crianças se exercitarem e aprenderem lições de liderança. A maioria dos pequenos nunca teve qualquer contato com as atividades, como elástico, por exemplo, e todas afirmaram gostar. “A gente conseguiu trazer e proporcionar a comunidade um pouco do lazer que é um direito de todos. Trouxemos com os recursos que têm na Uepa todas essas atividades que foram passadas aqui, tanto pelas crianças como para adultos também”, contou Paula oliveira, aluna de Educação Física.
Texto : Rachel Oliveira
Foto: Jonas Moita