Propesp discutirá novos cursos de pós-graduação

Enviado por Dayane Baía em Sex, 16/02/2018 - 17:30

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará no dia 22 de fevereiro de 2018 o I Seminário de Aplicativo para Propostas de Cursos Novos(APCN). O evento é destinado para docentes da Instituição e ocorrerá a partir das 8h, no Auditório do Telessaúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Para participar é necessário realizar inscrição por meio deste formulário.

O APCN é o ambiente de cadastro de novos cursos de pós-graduação stricto sensu, mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. Há um período específico para o preenchimento da solicitação pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e, em seguida, passa por avaliações periódicas.

No evento serão detalhadas essas questões e apresentadas orientações sobre elaboração de novos cursos de pós-graduação conforme os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fluxo de apreciação dentro da Uepa também será abordado. Além disso, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre o preenchimento da plataforma Sucupira, ferramenta de coleta de informações, e realização de análises e avaliações do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A agenda inclui solenidade de abertura com a participação da gestão superior e a palestra “Experiência da UFPA no Acompanhamento da Pós-Graduação”, a ser ministrada pela professora convidada Iracilda Sampaio. O coordenador do Mestrado Acadêmico de Ciências Ambientais, Altem Pontes, discutirá o “Caminho Para Implantação de um Programa de Pós-Graduação Acadêmica na Área Interdisciplinar da Capes”. Já o coordenador do Mestrado Profissional de Ensino Saúde da Amazônia, Robson Domingues, explanará sobre o “Processo de Avaliação de Proposta de Cursos Novos de Mestrado”.

O evento será transmitido por videoconferência aos campi de Marabá e Santarém. Os interessados também devem realizar as inscrições.

​Faça sua inscrição aqui.

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely