Semana do Meio Ambiente tem proposta de disciplina

Enviado por Dayane Baía em Ter, 05/06/2018 - 17:45

Os cuidados com a proteção do meio ambiente e discussões sobre gestão sustentável dos recursos naturais estiveram na pauta da abertura da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (IdeflorBio), nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Planetário, no Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A mesa que deu início às comemorações ambientais esteve formada por dirigentes de órgãos gestores ambientais e instituição de ensino universitário.

A programação continua na quarta-feira (6), no auditório da sede da Semas, com o lançamento do Guia Orientativo: A Educação Ambiental na Gestão Municipal de Meio Ambiente. O encerramento da Semana do Meio Ambiente será com a caminhada Descoberta de Novos Caminhos, no sábado (9), no Parque do Utinga, com início marcado para as 6h. Mais de mil pessoas se inscreveram para participar desta programação.

O reitor da Uepa, Rubens Cardoso, falou da sustentabilidade ambiental necessária ao planeta. “Precisamos colocar mais ciência na vida, conhecimento, para que aproveitemos mais a nossa biodiversidade”. Ele acrescentou à plateia formada por estudantes universitários, que está em andamento uma proposta da inclusão de uma disciplina voltada ao meio ambiente, para a grade curricular dos cursos da Universidade.

Secretário da Semas, Thales Belo discorreu sobre as responsabilidades individuais e coletivas na proteção ambiental em todo o mundo. Ressaltou a “poluição plástica”, que convivemos atualmente com alagamentos nas cidades provocados por esse material, e os danos à fauna nos oceanos, rios e em outros ambientes naturais. O secretário concordou com a proposta de entrada no currículo das graduações da Uepa, de uma disciplina direcionada às questões ambientais. “A sustentabilidade envolve o tripé dos aspectos ambiental, econômico e social”, avaliou.

A diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos, disse que as contribuições da ciência e tecnológicas estão à disposição para alfabetizar cientificamente o público jovem. Ela afirmou que “o jovem precisa acessar as informações disponíveis, para participar efetivamente da proteção do meio ambiente”.

Coordenadora de Educação Ambiental, da Semas, Sineide Wu salientou que a atividade educativa relacionada à questão ambiental está ligada diretamente a várias especialidades, entre elas a biologia, a pedagogia, a assistência social e a outras áreas do conhecimento. Pontuou ainda que a documentação da Política Estadual de Educação Ambiental está tramitando na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para aprovação.

Palestra

A bióloga, técnica em gestão do meio ambiente, da Diretoria de Recursos Hídricos, da Semas, Lucyana Batista, proferiu a palestra Gestão de Recursos Hídricos: Aspectos Legais e Institucionais. Ela demonstrou os desafios da distribuição da água na Terra, os fundamentos da Política Nacional dos Recursos Hídricos – bem de uso público, recurso natural limitado e de valor econômico entre eles.

A palestrante informou ainda que existem 28 legislações diferentes no país, “cada uma com suas especificidades”, apresentou a evolução jurídica da gestão dos recursos hídricos e os instrumentos de outorga, enquadramento dos corpos d’água, sistema de informação, e ainda a necessidade de cadastro, com fiscalização, educação ambiental, monitoramento, capacitação e treinamento.

Estande

No estande da Semas, montado no Planetário, houve distribuição a estudantes de um Álbum Interativo de Educação Ambiental;  de uma Cartilha – Ação de Sensibilização e Educação Ambiental; dos jogos educativos Amigo do Meio Ambiente e Amiga do Meio Ambiente; e da publicação Turma da Ação Verão – cuidando do meio ambiente e de nossas praias.

O estudante da Uepa Pedro Silva considerou de grande importância o evento e a palestra sobre recursos hídricos. “Estou na área de Física, mas trabalho com astronomia, e como futuro educador, vejo uma importância muito grande para os novos alunos que estão aqui. Vivemos numa região cheia de rios e acho importante que cada um faça sua parte e não apenas esperar que os órgãos públicos façam”, concluiu.

 

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:

06/06 – quarta-feira
Hora: 9h
Local: Auditório da Semas - Travessa Lomas Valentinas
Evento: Lançamento do Guia Orientativo: “A Educação Ambiental na Gestão Municipal de Meio Ambiente”.

 

07/06 – quinta-feira
Hora: 8h
Local: Associação Cultura do Marex
Evento: Palestra Ambiental, Quiz Ecológico e Lançamento da Cartilha: “Uma Escola na Floresta”.

 

08/06 – sexta-feira
Hora: 8h
Local: Associação Cultura do Marex
Evento: Palestra Ambiental; Quiz Ecológico; Apresentação e Distribuição da Cartilha Uma Escola na Floresta

 

09/06 – sábado
Hora:6h
Local: Parque do Utinga
Evento: Caminhada Sustentável com apresentação e interação dos Personagens Ambientais (ASFLORA)
Hora:7h
Evento: Feira do Agricultor – Projeto Agrovárzea.
Hora: 8h
Evento: Tendas de Exposição e Atividades:
Semas: Atividades de Educação Ambiental (pintura ecológica, jogos ambientais e distribuição de material educativo). Detran: Atividades de Educação no Trânsito. Batalhão da Polícia Ambiental: Exposição Ambiental
Evento: Lançamento do Projeto Semeando a Educação Ambiental.

 

Texto: Ascom Semas

Fotos: Ascom Semas