As submissões de trabalhos do edital referente ao Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) iniciaram no 26 de dezembro. Os pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa (IP) podem desenvolver trabalhos nas áreas científicas e tecnológicas e apresentá-los até o dia 5 de fevereiro. As propostas deverão ser enviadas exclusivamente por formulário online, disponível neste link.
O objetivo principal da iniciativa é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico de produtos, metodologias, estratégias, práticas, serviços e ações que elevem a autonomia, independência, qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou idosos.
O edital prevê recursos que totalizam um milhão de reais que serão geridos pela Fapespa. Os projetos deverão estar caracterizados como pesquisa científica e tecnológica e relacionados com a classificação de tecnologia assistiva estabelecida nas diretrizes da American with Disabilities Act (ADA). Serão financiados itens referentes a custeio e capital para utilização nas atividades descritas no projeto e de acordo com o orçamento aprovado.
As etapas de seleção serão distribuidos em: 1) Enquadramento, realizado através da conferência da documentação encaminhada. 2) Análise, julgamento e classificação, através da da análise de mérito e relevância das propostas. 3) Homologação dos resultados, com a publicação no Diário Oficial do Estado do Pará (DOE), em forma de extrato e, na íntegra, na página da Fapespa. Os candidatos deverão ter vínculo efetivo com a instituição de execução do projeto, possuir o título de doutor ou mestre, e manter, durante o período de submissão e execução do projeto, o currículo atualizado na Plataforma Lattes e no SigAmazônia.
O resultado final está previsto para maio de 2018. Para conferir o edital completo clique aqui.
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Rodolfo Oliveira/ Ag. Pará