Uepa integra Rede de pesquisa BIONORTE

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 18/04/2018 - 16:49

No início do deste ano, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) passou a integrar a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE). Rede congrega Instituições da região amazônica com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.

A proposta do PPG-BIONORTE está baseada no tripé biodiversidade, biotecnologia e conservação, e tem por convicção que o melhor conhecimento da biodiversidade amazônica contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia e que ambas serão extremamente importantes para a conservação do Bioma Amazônico.

O reitor Rubens Cardoso ministrou a palestra intitulada Importância das Redes de pesquisa na Conservação e Uso da Biodiversidade na geração de produtos, que fez parte da aula inaugural e marcou a integração da Uepa na Rede Bionorte, por meio do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia.

A professora Flávia Araújo Lucas é a curadora do programa de pós-graduação, que funciona no Herbário Marlene Freitas da Silva (MFS) e falou sobre a importância da participação da Universidade do Estado na Rede. “Um projeto como esse, que busca a integração das instituições de ensino superior é importantíssimo para a divulgação dos projetos de pesquisa que temos na região. Temos grandes pesquisadores aqui e eles precisam de uma maior visibilidade”, ressaltou Flávia Lucas.

Texto: Jean Coutinho

Fotos: