Uepa realiza Semana do Calouro nos Campi

Enviado por Dayane Baía em Qui, 15/02/2018 - 17:03

Tags

Começaram as programações da Semana do Calouro para receber os aprovados no Processo Seletivo 2018 (Prosel). Desde o início do semestre letivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa), cada Campus tem uma agenda específica de acolhida à medida que ocorrerem as chamadas para matrícula. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde iniciou as boas-vindas de forma integrada com os Campi III - Educação Física, e IV - Enfermagem, entre os dias 05 e 09 de fevereiro. As atividades foram desenvolvidas em conjunto com os Centros Acadêmicos das graduações.

O campus da Uepa em Paragominas inicia hoje, 21, e segue até o dia 23 sua programação de acolhida aos calouros. O evento contará com oficinas, palestras, mesas redondas, gincanas e visitas técnicas à fazenda utilizada nas aulas de campo dos cursos de Engenharia Florestal e Biologia, e na Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) para os estudantes de Engenharia Ambiental e Química. No encerramento haverá um bloco de carnaval, promovido pela Instituição a fim de integrar todos os calouros. Para conferir a programação completa clique aqui

A Semana do Calouro do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) encerra hoje (21). Na próxima semana será a vez do Campus XIII - Tucuruí, que acolherá os novos graduandos nos dias 27 e 29 do mesmo mês. O Campus VII - Conceição do Araguaia promoverá as atividades entre os dias 28 e 2 de março. Em março também está programada a Semana do Calouro do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e do Campus VIII – Marabá.

Vigia - Os novos alunos dos cursos de História e Letras - Língua Portuguesa em Vigia tiveram uma recepção animada, preparada pela coordenação juntamente com o Diretório Acadêmico (DA) e veteranos, durante os dias 5 e 8 de fevereiro.

As atividades iniciaram com uma mesa de acolhida em que os estudantes puderam conhecer o funcionamento, ações e projetos do Campus XVII e receber orientações acadêmicas. O evento teve ainda as rodas de conversa: “Sociedade e Universidade: a Uepa como experiência de Ensino Superior” e “A importância do historiador(a) no século XXI”, além da palestra: “A rotina da vida acadêmica na Universidade do Estado do Pará – Campus XVII/Vigia”.

Os programas sociais da Instituição de Monitoria, Estágio e Assistência Estudantil foram abordados demonstrando que os discentes precisam ficar atentos às oportunidades da Uepa. Para facilitar a trajetória científica na graduação, os alunos que acabaram de sair do Ensino Médio, participaram da oficina de metodologia “Normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos”.

A Semana do Calouro de Vigia teve também o trote aos recém-chegados e oficinas de dança, jogos teatrais e ludicidade, jogos pedagógicos. A programação encerrou com comunicações orais de pesquisas desenvolvidas por alunos do Campus.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Campus XVII