Uepa receberá bolsas de intercâmbio do Santander Universidades

Enviado por Dayane Baía em Qua, 14/03/2018 - 16:34

Mais uma oportunidade para os alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que desejam estudar fora do país. O reitor Rubens Cardoso recebeu, na manhã dessa quarta-feira, 14 de março, na Reitoria, representantes do programa Santander Universidades. A reunião tratou da continuidade do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do banco que, este ano, irá ofertar dois auxílios para alunos de graduação da Uepa. Na reunião estavam presentes a pró-reitora de Graduação, Ana Conceição de Oliveira; a coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá e a gerente geral da Agência Santander Select Belém, Aline Malta.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas está em sua 8ª edição e, em 2018, contemplará 1.070 universitários de todo o Brasil com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3 mil euros para promover o intercâmbio de estudantes de graduação entre universidades de nove países da região da Ibero-América: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. O intercâmbio deve ser estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. No caso da Uepa, atualmente, há parceria entre universidades de seis dos nove países presentes no programa. “Nós somos parceiros da Uepa há mais de quatro anos. A iniciativa do Santander não visa o lado financeiro e sim o lado social, a importância de fazermos algo pensando no futuro do país”, contou Aline Malta, gerente geral da Agência Santander Select Belém.

Durante a reunião, o Reitor Rubens Cardoso solicitou a extensão dessa parceria com o Santander, a partir da oferta de um maior número de bolsas e do aumento do valor da bolsa concedida, atentando para a necessidade de existir políticas específicas para a nossa região e, principalmente, nesse momento em que a Uepa está prestes a comemorar 25 anos. “A Amazônia sofre muito com problemas de educação. A universidade pública, muitas das vezes, vai até onde a força privada não vai. Só no Pará são 144 municípios e a Uepa está presente em 16 deles. Por isso, nós temos uma grande responsabilidade e necessidade de formar capital humano. Essa troca de experiências, essa vivência de intercâmbios, precisa ser incentivada”, afirmou o reitor durante a reunião.

A seleção dos alunos contemplados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander é de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior. Por isso, as bolsas concedidas para a Uepa serão selecionadas a partir de um edital que será elaborado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (Crein) da Universidade ​e deverá ser publicado em breve. Os intercâmbios deverão ser realizados no segundo semestre de 2018.

Essa não é a primeira vez que a Uepa será contemplada pelo programa, já tendo recebido três bolsas de intercâmbio nos anos anteriores. Na última seleção, realizada em 2016, os candidatos precisavam ser maiores de 18 anos, estar regularmente matriculados em qualquer um dos cursos de graduação da Uepa, ter o coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,5 e não estar no primeiro ou último ano do curso.

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely