A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou edital para seleção de subprojetos para o Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Poderão ser submetidas propostas de todos os Campi da Uepa que possuem turmas de licenciatura com alunos que tenham cursado pelo menos 50% do curso ou estejam matriculados a partir do 5º período. As submissões de propostas deverão ser feitas até o dia 5 de abril de 2018 pelo e-mail dde@uepa.br.
A seleção faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica “Estágio: o ensino na prática oportunizando experiência, construindo o caminho para o exercício da excelência docente na atuação do ensino básico”. Será selecionado apenas um subprojeto por núcleo disciplinar para cada Campus. Os subprojetos selecionados serão executados de agosto de 2018 a dezembro de 2019 e deverão ser implantados nas escolas públicas do estado do Pará e de municípios conveniados.
Após esta etapa interna, a Uepa deverá submeter um Projeto Institucional, reunindo todos os subprojetos selecionados. O Projeto Institucional deverá estar de acordo com os critérios do Edital Capes 06/2018. Por isso, os coordenadores institucionais e docentes orientadores interessados em concorrer à seleção de subprojetos da Uepa deverão possuir currículo na Plataforma Freire. Criada pelo Ministério da Educação, a Plataforma Freire reúne currículos de professores da educação básica e lhes oferece cursos de capacitação.
Residência Pedagógica
Integrado a Política Nacional de Formação de Professores, o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Capes e tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura de todo o Brasil, promovendo a imersão desses graduandos em escolas públicas de educação básica.
Durante essa imersão, os alunos selecionados nos subprojetos contemplados terão práticas de regência de sala de aula e intervenção pedagógica, sempre acompanhados por um professor da escola pública com experiência na área de ensino do licenciando e orientados por um docente da Universidade. Dessa forma, a residência pedagógica proporciona aos egressos, a formação de habilidades e competências para realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
As Instituições de Ensino Superior que tiverem o Projeto Institucional selecionado pela Capes receberão bolsas não só para os residentes do subprojeto, mas também para: o coordenador institucional, docente responsável pelo subprojeto; o docente orientador, professor que orientará o estágio dos residentes; e para preceptor, professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes.
A residência terá o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação escolar; 320 horas de imersão; e 60 horas destinadas à elaboração do relatório final, avaliação e socialização de atividades.
Para mais informações, leia o edital completo aqui.
Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Nailana Thiely