"Não vou me calar: violência de gênero no âmbito universitário" é o tema do evento que ocorrerá amanhã, 12 de abril, às 18h, na sala 06 do Bloco A do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O debate terá a presença da fisioterapeuta (representante do movimento feminista), Viviane Reis e da psicóloga, Anna Beatriz Alves Lopes, e pretende reunir mulheres docentes e discentes da Uepa. Não é necessário fazer inscrição para participar do encontro.
O objetivo do evento é discutir as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres no ambiente universitário e ajudar a reconhecer e a enfrentar essas situações de risco. Na ocasião, as participantes preencherão um formulário de maneira anônima onde serão coletados relatos sobre assédio no ambiente acadêmico.
Em 2015, a pesquisa “Violência contra a Mulher no Ambiente Universitário” realizada pelo Instituto Avon e pelo Data Popular revelou que: 42% das estudantes universitárias do Brasil já sentiram medo de sofrer violência e 67% das alunas sofreram violência na universidade ou em festas acadêmicas. Dentre as modalidades de violência relatadas pelas participantes da pesquisa estão: assédio sexual, repressão, violência sexual, violência física, desqualificação intelectual e agressão moral ou psicológica. A pesquisa também divulgou que 38% dos alunos entrevistados declararam já ter praticado uma dessas formas de violência. O estudo ouviu 1.823 universitárias e universitários de todo o Brasil.
No dia 13 de abril, também haverá a distribuição de panfletos sobre o tema para as pacientes do Centro de Saúde Escola da Uepa.
IFMSA Brazil
O evento é uma ação da Internacional Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA Brazil), organização não governamental presente em 125 escolas médicas no país e que há mais de 25 anos se empenha em oferecer estrutura para uma experiência universitária completa ao acadêmico de medicina. Trata-se da representante brasileira da maior organização estudantil do planeta, que congrega mais de 1,3 milhões de acadêmicos de medicina em mais de 130 países.
Ligada a diversas agências mundiais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura (UNESCO), a IFMSA promove trabalhos voluntários e discussões sociais em saúde pública, sexualidade, humanização, direitos humanos e educação médica.
Serviço:
Data: 12/04/2018 (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: sala 06 do Bloco A do CCBS. Endereço: Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém
Mais informações: lvpelcuepa@gmail.com
Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Mácio Ferreira